segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estudo sobre As Testemunhas de Jeová


 



AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ




DOUTRINAS E REFUTAÇÕES




Por:

Luciano Deschamps




 ESTUDO SOBRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ



APRESENTAÇÃO:

               Neste estudo, procurei utilizar uma linguagem sintética e prática a respeito das doutrinas e refutações desta seita tão comum em nossos dias.  Divido-o em três partes: a história, as doutrinas e as refutações. Espero que o leitor dedique tempo ao estudo da Palavra e, confronte com as falsas doutrinas e ensinos distorcidos, o que realmente é a verdade.  Jesus nos deixou um evangelho simples e uma missão de pregá-lo a fim de tirar o fardo e o peso do pecado, que consequentemente gera a morte espiritual.
               São abordadas neste estudo, as principais doutrinas das Testemunhas de Jeová.  Sendo assim, devido ao grande número de heresias, não atentarei a detalhes desnecessários para nós cristãos. Para meditação, deixo esta pergunta ao seu coração:

“Você está disposto a fazer pela verdade o que as religiões falsas fazem pela mentira?”



A HISTÓRIA

ANO
ACONTECIMENTO
1879
Charles Taze Russell organiza a Sociedade Torre de Vigia para Bíblias e Tratados e começa a publicar a sua revista A Sentinela de Sião e Arauto da Presença de Cristo
1884
A Sociedade Torre de Vigia de Sião é formada como pessoa jurídica
1886
Russell publica seu livro The Divine Plan ofthe Ages (O Plano Divino das Eras)
1914 1915 1918
O Armagedom não ocorreu como havia sido profetizado
1916
Morre Charles Taze Russell
1917
O "Juiz" J. F. Rutherford assume o controle da organização
1920
A Sociedade proclama "Milhões dos Que Agora Vivem Jamais Morrerão"! e profetiza que a ressurreição terrena ocorreria em 1925
1925
A ressurreição terrena de Abraão, Isaque, Jacó, etc., não ocorre como havia sido profetizada
1927
A fábrica da Torre de Vigia é construída no Brooklyn, Nova York
1930
É construída em San Diego "Beth Sarim", para acomodar os profetas que logo ressuscitariam; O "Juiz" Rutherford passa a residir ali
1931
O nome "Testemunhas de Jeová" é oficialmente adotado
1942
Morre J. F. Rutherford; N. H. Knorr se torna presidente
1950
A Tradução do Novo Mundo é publicada chamando Jesus de "deus", inserindo "Jeová" no Novo Testamento
1968
O artigo de A Sentinela "Por Que Esperas Ansioso 1975?" profetiza a probabilidade do Armagedom para aquele ano
1975
O Armagedom não acontece como havia sido profetizado (última predição sobre o fim do mundo)

               Depois de tantos erros documentados, a liderança das Testemunhas de Jeová adota uma postura mais cautelosa. Continua a colocar ênfase na iminência do Armagedom, sem conjecturar datas. Distancia-se das suas predições falhadas e declina qualquer responsabilidade pelas expectativas por si criadas como sendo ensinos bíblicos.
               As testemunhas de Jeová acreditam que Deus estabeleceu a sociedade Torre de Vigia como seu canal de comunicação para reunir aqueles, dentre toda a humanidade, que serão salvos. Como agência visível do reino de Deus na Terra, essa organização exerce plena autoridade governamental sobre seus seguidores. Ela promulga leis, julga os violadores, dirige as escolas do reino e assim por diante, paralelamente ao governo secular. Se existir qualquer conflito entre a organização e o governo  secular,  é a organização que deve ser obedecida. (Na  mente  das testemunhas de Jeová, "Importa antes obedecer a Deus que aos homens" At.5:29.)


Charles Taze Russel, fundador da seita, morre em 1916 e juntamente ao seu túmulo é colocada uma pirâmide com a inscrição “Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e tratados (Watch Tower Bible and Tract Society)” entalhados na pedra e do outro a inscrição “Levantado com Cristo (Risen With Christ)"











               O estudo da Grande Pirâmide de Gizé baseava-se no seu entendimento de Isaías 19:19, 20. "Naquele dia virá a haver um altar a Jeová no meio da Terra do Egito, e uma coluna a Jeová ao lado do seu termo. E terá de mostrar ser como sinal [entendido como um monumento] e como testemunha para Jeová dos exércitos na Terra do Egito; pois clamarão a Jeová por causa dos opressores, e ele lhes enviará um salvador, sim, alguém grandioso, que realmente os livrará." (NM).  Esta crença de Russel é anti bíblica e de origem ocultista. Tais práticas são abomináveis aos olhos de Deus.



               Muitas atitudes das Testemunhas de Jeová são escandalosas aos olhos dos homens, tais como: transfusão de sangue, o não alistamento militar, privação de celebrações e comemorações.  A celebração de qualquer "dia santo mundano" é expressamente proibida para as Testemunhas de Jeová. Essa proibição se aplica aos dias patrióticos, Dia dos Namorados,  Dia dos Mortos,  Natal, Páscoa,  Ano Novo, Dia de Ação de Graças, Sexta-Feira Santa e assim por diante. Até mesmo o Dia das Mães e o Dia dos Pais são proibidos! Mesmo que uma "origem pagã" não possa ser descoberta como base para banir a observância de certa data comemorativa, o simples fato de que as "pessoas do mundo" celebram essas datas é razão suficiente para que as testemunhas de Jeová não as celebrem.
               Antigamente proibiam a vacinação e os transplantes de órgãos. O Serviço Militar, inicialmente era liberado, e mais tarde foi totalmente proibido, atualmente é liberado com restrições. Por exemplo, permite-se hoje em dia o serviço alternativo, o que foi proibido durante décadas.
               As contradições são a marca registrada da seita das TJ, e que isso prova que o Corpo Governante está desgovernado. Uma característica da seita é que não substituem uma heresia, por uma doutrina ortodoxa; antes, trocam uma velha heresia por uma heresia nova, que passa a ser a “nova verdade”.
               Tudo quanto os integrantes do Corpo Governante pregam, pode sofrer mudança radical, sem aviso prévio. E os seus liderados têm que concordar com eles integralmente, sob pena de excomunhão. Quando os poderosos chefões das TJ pregam uma doutrina, exige-se que as TJ repitam-na como se fossem robôs, até que eles se retratem, quando também terão que se retratar. Caso contrário, serão desassociadas.

ORIGEM DO NOME

JEOVÁ

               Jeová é o nome do Deus que adoram e a quem atribuem a criação de todas as coisas e de todas as criaturas, sobre as quais detém a Soberania total. Entre muitos outros versículos bíblicos, costumam referir o Salmo 83:18 para basear a sua crença nas premissas acima:

"Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra." – NM

               Consideram que Jeová é uma pessoa com sentimentos. Destacam especialmente quatro principais atributos de Deus, nomeadamente o Poder, a Justiça, a Sabedoria e, principalmente, o Amor. Segundo elas, estas qualidades, bem como muitas outras, são reveladas nas páginas da Bíblia, bem como na simples observação da natureza que nos rodeia.
               Ensinam que Deus revelou abundantemente o Seu Nome nas páginas da Bíblia, sendo que as quatro letras hebraicas הוהי, vertidas pelas latinas IHVH, também conhecidas por Tetragrama e que surge mais de 7.000 vezes na Bíblia, significa literalmente "Ele Causa Que Venha a Ser". Este significado do Nome Divino é considerado pelas Testemunhas como representando a capacidade de Deus ser aquilo que Ele pretender ser, sem limitações.  Jeová é assim um Deus com um propósito eterno, que não deixará de ser cumprido.


AS DOUTRINAS E SEUS TEXTOS BÍBLICOS

  1. JESUS CRISTO: É um ser criado. No céu é conhecido como o arcanjo Miguel. Não ressuscitou corporeamente e a sua segunda vinda foi em 1914 de forma invisível. Em Jo. 1:1 é traduzido: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. 2 Este estava no princípio com o Deus. 3 Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência.” (NM) – Jesus é “um deus”. Jesus foi o primogênito dentre todas as criações; sendo assim, o primeiro ser criado (Cl. 1:15).  As Testemunhas de Jeová acreditam que ele se tornou não existente quando morreu, e que foi levantado três dias depois como um "espírito“, um anjo. Elas negam a sua ressurreição carnal. Segundo seus ensinamentos de que Cristo retornou invisivelmente em 1914, as Testemunhas de Jeová acreditam que ele levantou os cristãos já mortos para a vida espiritual logo após, e que o resto dos mortos vai ressuscitar corporeamente durante o milênio (período de mil anos de reinado de Deus).

  1. DEUS: Ser Supremo, criador de todas as coisas, único digno de receber adoração. Seu nome é Jeová e todos devem chamá-lo pelo nome.

  1. ESPÍRITO SANTO:  É a força ativa de Deus, e não uma Pessoa Divina. Esta força de Deus é usada para executar a vontade de Jeová. É mencionada nas Escrituras como estando presente no momento criativo do universo material e é também relacionada com a inspiração divina da Bíblia. O Espírito Santo auxilia também os servos de Deus a desenvolverem qualidades que são chamadas de "frutos do espírito", mencionadas na carta de Paulo aos cristãos na Galácia.  Em Gn. 1:1 e 2 é traduzido da seguinte forma: “No princípio Deus criou os céus e a Terra. Ora, a Terra mostrava ser sem forma e vazia, e havia escuridão sobre a superfície da água de profundeza; e a força ativa de Deus movia-se por cima da superfície das águas.” NM

  1. TRINDADE: É uma doutrina satânica – A origem da trindade remonta aos antigos babilônios, egípcios e à mitologia antiga. Não há base bíblica e não há, sequer, uma só vez em que apareça a palavra trindade.




CÉRBERO – Deus da mitologia grega. Guardião do inferno. Cabeça de cachorro, corpo de leão e rabo de serpente. 
 



  1. BÍBLIA: Não aceitam a Bíblia como é conhecida. Criaram, para justificar seus ensinamentos, a sua própria versão, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

  1. CORPO GOVERNANTE: crêem que somente com a mediação do corpo governante (diretoria das Testemunhas de Jeová, formada por um número variável entre 9 e 14 pessoas, nos EUA), a Bíblia será entendida. Declaram: Meramente ter a Palavra de Deus e lê-la não basta para adquirir o conhecimento exato que coloca a pessoa no caminho da vida – A Sentinela, de 01/09/91, p.19.  A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia – A Sentinela, de 01/08/82, p.27. Essa afirmação iniciou-se com o seu fundador, Charles Taze Russell.  Ele afirmava que seus livros explicavam a Bíblia de uma forma única. A Bíblia fica em segundo plano nos estudos das Testemunhas de Jeová.  É usada apenas como um livro de referência. A revista A Sentinela tem sido seu principal canal para propagar suas afirmações. O candidato ao batismo das Testemunhas de Jeová deve saber responder aproximadamente 125 perguntas. A maioria nega a doutrina bíblica evangélica. Certamente, com a literatura das Testemunhas de Jeová é impossível compreender a Bíblia. Somente a Palavra de Deus contém ensinos que conduzem à vida eterna. Adicionar-lhe algo é altamente perigoso! (Ap. 22:18-19)

  1. SALVAÇÃO – Não basta crer em Jesus e a aceitá-lo pela fé. É preciso mais fé em Jeová, obras, batizar-se, pregar de casa em casa e pertencer à organização de Jeová (STV). Jesus morreu pelos pecados de Adão para que o homem tivesse uma nova oportunidade de vida (terrena). A salvação é exclusiva para as Testemunhas de Jeová.

  1. MORTALIDADE DA ALMA – A alma deixa de existir até a ressurreição. (Eclesiastes 9:5, 10; Salmos 146:4). O ensino da imortalidade da alma não é verdadeira para as Testemunhas de Jeová. Crêem que qualquer manifestação de espíritos de alegadas pessoas já falecidas se devem à ação direta de anjos decaídos, ou demônios. Acreditam que os mortos que estão na memória de Deus serão ressuscitados. – João 5:28, 29; Atos 24:15.

  1. PARAÍSO - Jesus morreu pelos pecados de Adão para que o homem tivesse uma nova oportunidade de vida (terrena). Acha que o nosso Criador quer que morramos e percamos tudo isso? Não seria mais razoável concluir que Ele deseja que vivamos felizes para sempre? Texto base: “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão.  Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.” Is. 35:5,6 (RA)

  1. TRANSFUSÃO DE SANGUE – Aceitar transfusão de sangue é um pecado mais sério do que o roubo ou o adultério. Ladrões e adúlteros são mais rapidamente perdoados pelos comitês judiciais  da Torre de Vigia  do que  aqueles culpados de aceitar sangue.  Uma Testemunha de Jeová deve recusar sangue em toda e qualquer circunstância, mesmo quando esteja certa de que esta recusa resultará na morte. A organização também requer que os adultos recusem transfusões para seus filhos menores.
Textos base:

"Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.  A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem."
Gn. 9:3-5

"E não deveis comer nenhum sangue em qualquer dos lugares em que morardes, quer seja de ave quer de animal. Toda alma que comer qualquer sangue, esta alma terá de ser decepada do seu povo." (NM)
Lv. 7:26, 27

"E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma." (RA)
Lv. 17:10, 11

Levítico 17:13, 14  /  1 Samuel 14:31-35

"Quanto aos crentes dentre as nações, já avisamos, dando a nossa decisão, de que se guardem do que é sacrificado a ídolos, bem como do sangue e do estrangulado, e da fornicação." (NM)
At. 21:25

Assim, segundo o entendimento das Testemunhas, qualquer pessoa que se afirme cristã deverá obedecer à ordem bíblica de 'abster-se de sangue.'

  1. CRISTIANISMO – Exceto por poucos e esparsos indivíduos que mantiveram a fé, o verdadeiro cristianismo desapareceu da Terra logo após a morte dos doze apóstolos,   de acordo com as testemunhas de Jeová. E não foi restaurado até que Charles Taze Russell fundou a sociedade Torre de Vigia no final da década de 1870. Quando Cristo voltou invisivelmente em 1914, encontrou o grupo de Russell fazendo o trabalho dos "servos sábios e fiéis" (Mt. 24:45 - Quem é, pois, o servo fiel e prudente, a quem o senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?) e os nomeou sobre todas as suas posses. Todas as outras igrejas e cristãos professos são, na verdade, instrumentos do diabo.


  1. CRONOLOGIA - As testemunhas de Jeová acreditam que Deus tem um preciso cronograma para todos os acontecimentos passados e futuros, que estão unidos por simples fórmula matemática e são revelados à humanidade através da Sociedade Torre de Vigia. Os sete "dias" da criação em Gênesis tiveram a extensão de sete mil anos cada um, totalizando uma semana de quarenta e nove mil anos. Deus criou Adão no ano 4026 a.C. A criação de Eva pouco tempo depois marcou o fim do sexto dia da criação e o início do sétimo. Dessa forma, nós estamos agora, aproximadamente, no ano seis mil de um período de sete mil anos, o que significa que o Armagedom logo colocará um fim no governo humano que durou seis mil anos, abrindo o caminho para uma espécie de sábado - um período de mil anos de reinado de Cristo. Baseados nessa cronologia, a organização das Testemunhas de Jeová promulgou um número de profecias específicas do final dos tempos.

  1. CRUZ - Segundo as testemunhas de Jeová, a cruz é um símbolo religioso pagão adotado pela  igreja  quando Satanás, o demônio, assumiu o controle da autoridade eclesiástica. A cruz não teve nada a ver com a morte de Jesus, já que as testemunhas de Jeová sustentam que ele foi pregado em um poste ereto e sem trave horizontal. As testemunhas de Jeová abominam a cruz e esperam que os novos convertidos destruam quaisquer cruzes que possam ter.

Textos base:
“Ó tu, pretenso derrubador do templo e construtor dele em três dias, salva-te a ti mesmo! Se tu és filho de Deus, desce da estaca de tortura!” (NM)
Mt. 27:40

“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.” (NM)
At. 5:30

  1. DESASSOCIAÇÃO –  Esta é a punição para qualquer infração aos regulamentos da Sociedade Torre de Vigia. Ela consiste num decreto público, anunciado em audiência em um Salão do Reino e proibindo toda associação ou comunhão com o ofensor. As outras testemunhas de Jeová são proibidas até mesmo de cumprimentá-lo, caso se encontrem com o ofensor na rua. As únicas exceções dizem respeito aos membros da família do ofensor. Eles podem conduzir "negócios necessários" com a pessoa desassociada, e aos anciãos que podem falar com ela, caso esta os aborde penitentemente em busca de reconciliação.

  1. CÉU –  Apenas 144 mil indivíduos vão para o céu. Esse "pequeno rebanho" começou com os doze apóstolos e foi completado no ano de 1935. Aproximadamente nove mil anciãos das Testemunhas de Jeová ainda vivem na Terra hoje. O restante das testemunhas de Jeová espera viver na Terra para sempre.
Textos base (NM):

“Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.”  Lc. 12:32

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jo. 3:3

“Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel” Ap. 7:4

“Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.” Ap. 14:1

“Entoavam novo cântico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos anciãos. E ninguém pôde aprender o cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da Terra.” Ap. 14:3


  1. INFERNO: Segundo a diretriz de seu fundador, Charles T. Russell, a STV ainda ensina que o hades é meramente a sepultura, que o fogo do Geena desintegra instantaneamente suas vítimas, transformando-as em nada, e que não há existência consciente para os mortos, até o tempo de sua ressurreição corpórea. O inferno de fogo como lugar literal de tortura para os pecadores é rejeitado. Na Bíblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", Hades [termo grego] e Seol [ou Sheol, termo hebraico], tem mais o significado de "sepultura" ou "lugar dos mortos"; ou com a ideia de destruição e aniquilação eterna, no caso de Geena [termo grego]. De acordo com Ef. 4:8-10 “Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da Terra? {às regiões inferiores da Terra; ou regiões inferiores, à Terra. Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas.” I Pe. 3:18-20“Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvas, através da água” Jesus desceu ao Inferno (Hades ou Seol) e foi ressuscitado . As Testemunhas de Jeová não acreditam na predestinação pessoal. Cada pessoa tem livre arbítrio dado por Deus e é responsável por todos os atos que comete. No entanto, a morte é resultado do pecado original. Assim, após a ressurreição dos mortos, os pecados anteriores não lhes serão imputados, mas poderão recomeçar a vida escolhendo, voluntariamente, servir a Deus e alcançar, assim, a salvação.

  1. ARMAGEDOM – Deus vai, em breve, travar guerra contra a humanidade, destruindo todos sobre a Terra, exceto as testemunhas de Jeová. As igrejas cristãs, dizem, serão as primeiras a sofrer destruição.

Texto base:

“Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso.
(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.” (NM)
Ap. 16:14-16

  1. CEIA DO SENHOR: Denominam a ceia do Senhor como refeição noturna do Senhor, e somente os indivíduos da classe dos ungidos podem participar de seus elementos. Os demais seguidores, pertencentes à classe das outras ovelhas, são excluídos dessa refeição por não serem considerados dignos.

  1. 144 MIL: Somente 144 mil da classe dos ungidos irão para o céu.

Textos base:

“Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, segurando firmemente os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, ou sobre o mar, ou sobre qualquer árvore. E eu vi outro anjo ascender desde o nascente do sol, tendo um selo do Deus vivente; e ele gritou com voz alta para os quatro anjos aos quais se concedera fazer dano à terra e ao mar, dizendo: “Não façais dano nem à terra, nem ao mar, nem às árvores, até depois de termos selado os escravos de nosso Deus nas suas testas.” E ouvi o número dos selados: cento e quarenta e quatro mil, selados de toda tribo dos filhos de Israel:  Da tribo de Judá, doze mil selados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulão, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil selados.” (NM)
Ap. 7:1-8

“E eu vi, e eis o Cordeiro em pé no monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que têm o nome dele e o nome de seu Pai escrito nas suas testas.  E ouvi um som vindo do céu, como o som de muitas águas e como o som de forte trovão; e o som que eu ouvi era como de cantores ao acompanhamento de harpas, tocando as suas harpas.  E estão cantando como que um novo cântico diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender esse cântico, exceto os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.” (NM)
Ap. 14:1-3


  1. VIDA ETERNA NA TERRA: Acreditam que haverá um novo céu e uma nova Terra. Quem for das Testemunhas de Jeová viverá aqui para sempre.

Textos base:

Sl. 37:11 – “Os mansos herdarão a Terra.” (RA)

Mt. 5:5 – “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra.” (RA)



REFUTAÇÕES


1. JESUS CRISTO: Em I Co. 11:3 dizem que se Deus é a cabeça, Jesus ocupa uma posição inferior.  Porém sabemos que este texto fala sobre Jesus Cristo homem.
               Afirmam que Jesus é um ser criado, que antes de vir ao mundo era o Arcanjo Miguel. Ensinam abertamente que ele não é como Jeová.  Esta doutrina e muitas outras são baseadas em ensinamentos do Corpo Governante, sem base bíblica.
               Alguns textos que contradizem esta doutrina:

Jesus é criador Jo. 1:3
Miguel é criatura Cl. 1:16
Jesus é adorado por Miguel – Hb. 1:6
Miguel não pode ser adorado – Ap. 22:8,9
Jesus é o Senhor dos senhores – Ap. 17:14
Miguel é príncipe dos judeus – Dn. 12:1
Jesus é o Rei dos reis – I Tm. 6:15; Ap. 17:14, 19:16

2. DEUS: A respeito de Deus, sabemos que é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis. No Antigo Testamento é conhecido de diversas maneiras em conformidade com o seu caráter. Alguns exemplos conhecidos:

Jeová Jiré = O Senhor provê
Elohim = Criador
Jeová Rafá = O Senhor é a nossa cura
Jeová Nissi = O Senhor é a nossa bandeira
Jeová Tsidkenu = O Senhor é a nossa justiça
Jeová Shammah = O Senhor está presente
El Shadai – Deus Todo Poderoso

3. ESPÍRITO SANTO: É a terceira pessoa da trindade. Assim como Deus e Jesus, tem valor fundamental na vida do cristão. Algumas características a respeito Dele:

Responsável pela concepção de Jesus – Mt. 1:18
Jesus era cheio do Espírito Santo – Lc. 4:1
Os discípulos foram cheios do Espírito Santo – At. 2:4
É o Consolador – Jo. 14:26
Habita em nós – I Co. 6:19; II Tm. 1:14
Nosso guia – Rm. 8:14

4. TRINDADE: Realmente não na bíblia o nome trindade. Mas entendemos que existe Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Cada qual com sua particularidade e propósito. Os três são um – I Jo. 5:8

5. BÍBLIA: A bíblia que usamos é tradução fidedigna dos manuscritos sagrados em hebraico e grego. Os eruditos condenam a tradução das Testemunhas de Jeová por não ser fiel aos originais. Sendo assim, podem distorcer de maneira mais fácil a doutrina de Cristo. Deus condena tal atitude – Ap. 22:19

6.  CORPO GOVERNANTE: Uma das principais formas das Testemunhas de Jeová seguirem pelo caminho errado é graças a estes homens. Seguem doutrinas humanas e crêem piedosamente no que for imputado por eles. Nós cremos que o governo que rege nossa vida é o Espírito Santo e a Palavra.  Somos obedientes a Deus, mas também aos homens que governam este mundo natural, diferentemente do que as Testemunhas fazem – Ef. 6:1; Cl. 3:20 e Hb. 13:17.

7. SALVAÇÃO: Somente em Jesus temos a salvação - At. 4:12. Jesus é o único caminho para Deus – Jo. 14:6. Fomos salvos do pecado e da morte espiritual.


8. MORTALIDADE DA ALMA:  A alma é distinta do corpo – Gn. 35:18; Mt. 10:28; Lc. 12:4,5; I Rs. 17:21,22; Ez. 18:21. Em Hb. 9:27 diz que depois da morte segue-se o juízo.

9. PARAÍSO: Há três passagens bíblicas que falam de paraíso: Lc. 23:43; II Co. 12:4 e Ap. 2:7.  O paraíso é um lugar de descanso e espera para o céu.

10. TRANSFUSÃO DE SANGUE: O sangue no A.T simboliza o precioso sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus. Moisés não poderia relacionar o sangue do sacrifício de animais ao sangue humano usado em transfusões.
               Os próprios judeus ortodoxos de hoje são a favor à transfusão de sangue.
               Alguns textos de defesa: Lv. 3:17; I Co. 10:25-27.
               Jesus agiria assim? Deixaria alguém morrer por falta de transfusão apenas para cumprir uma lei?
               Jesus curou no sábado e a lei diz para não fazer nada no sábado. Nesta passagem bíblica, Jesus declara ser o Senhor do sábado – Mt. 12:8
               Concluo que Jesus foi o primeiro a fazer uma transfusão de sangue, derramando o seu próprio sangue em resgate de todos os pecadores – Mc. 14:24; Ef. 1:7; Hb. 9:14. A ceia do Senhor tem o vinho como símbolo deste sangue – I Co. 11:25

11. CRISTIANISMO: É o ato de uma pessoa viver a vida de Cristo. Agir como o próprio Jesus agiria. Não ter mais seu prazer nas coisas do mundo e fazer a obra de Deus em conformidade com a Palavra – Mt. 16:24; Gl. 2:20.

12. CRONOLOGIA: O homem tenta fazer previsões sobre a vinda de Cristo, mas isto nem Jesus sabe – Mc. 13:32

13. CRUZ:  A crucificação era a pior sentença de alguém na época de Cristo. Geralmente, os piores malfeitores eram crucificados. Porém, Jesus foi à cruz para morrer em nosso lugar e em resgate dos pecados da humanidade. Sendo assim, para termos direito ao perdão e justiça de Deus é necessário crer na obra redentora de Jesus e seu sacrifício. Lc. 23:33; I Pe. 2:24; Gl. 6:14; Fp. 2:8.

14. DESASSOCIAÇÃO: No evangelho de Cristo, ninguém é capaz de expulsar outra pessoa porque o tempo de separar o joio do trigo ainda não chegou. At. 10:34; Rm. 2:11; Cl. 3:25 – Mt. 13:24-30.

15. CÉU: Jesus prometeu um lugar para nós juntamente com Ele no céu. A ideia de não termos um lugar no céu é deturpada de acordo com os manuscritos sagrados e irracional. Alguns textos que falam sobre o céu – Jo. 14:2; Mc. 10:21; Lc. 10:17-20.

16. INFERNO: Satanás tem colocado na mente de muitas pessoas que o inferno não existe ou que é aqui mesmo. Alguns acreditam até mesmo que ele não existe. Estas teorias anulam a vida futura e o juízo final.  Textos bíblicos que falam sobre o inferno: Sl. 9:17; Pv. 15:24; Os. 13:14; Mt. 5:22; Mt. 23:33; Lc. 12:5; II Pe. 2:4; Ap. 20:14, 15 – Segunda morte – Ap. 2: 11; 21:8

17. ARMAGEDOM: Significa monte ou montanha de Megido.  Existem grupos religiosos que crêem que o confronto final do Armagedon ocorrerá literalmente neste vale, quando Deus congregará todas as nações do mundo para entrar com elas em julgamento, por terem espalhado o povo de Israel entre as nações e por terem repartido a sua terra (Joel 3:2), ao contrário dos que crêem que Armagedon será uma situação catastrófica que ocorrerá em toda a Terra. Estes últimos dizem ter muitos motivos para crer que seja assim. Um deles é que, conforme dito acima, o Armagedom será uma guerra envolvendo todas as nações. Afirmam que seria ilógico pensar que todas as nações caberão no reduzido espaço do monte de Megido.
               Essa batalha aparece citada duas vezes em Apocalipse 16:14,16, mas ultimamente o nome Armagedom tem sido mais associado a uma catástrofe mundial ou a uma guerra nuclear global. A Bíblia fala do Armagedom como local de uma guerra que preparará o caminho para uma nova ordem mundial e que destruirá apenas a iniquidade. - Salmo 92:7. Assim como em 1914 não houve a batalha do Armagedom e não haverá em nenhuma data prevista.


18. CEIA DO SENHOR: Jesus ensinou que todos os que nele crêem devem participar da Ceia. As Testemunhas de Jeová não obedecem à ordem de Jesus bebei dele todos (I Co. 11:23-26). No versículo 29 a Palavra enfatiza que quem participar da ceia indignamente, come e bebe para sua própria condenação. A ceia não é exclusivista e quem tem o poder de ver o coração do homem é Deus.

19. 144 MIL:  A Sociedade Torre de Vigia ensina que a igreja cristã, ou Corpo de Cristo, está limitada ao número literal de 144 mil indivíduos. A reunião dos 144 mil começou em Pentecostes no primeiro século e continuou até o ano de 1935 quando o número foi completado e a porta foi fechada. Os novos crentes desde 1935 não são parte da congregação dos 144 mil, mas formam uma classe secundária, chamada a "grande multidão" de "outras ovelhas". Desde 1935, a maior parte dos restantes dos 144 mil morreu, havendo apenas cerca de nove mil vivos na terra hoje, todos os quais são testemunhas de Jeová. Entre os milhões de testemunhas de Jeová, apenas o remanescente dos 144 mil tem a esperança do céu, e apenas eles podem partilhar da comunhão do pão e do cálice. Não existem quaisquer bases bíblicas para este ensinamento. As Escrituras discutem em detalhes a velha promessa divina para os judeus e a nova promessa divina para os cristãos. Sabemos que esta teoria também é completamente errada e que Jesus nos prometeu moradia no céu e em uma oração pede a Deus para que estejamos juntamente com ele no céu – Jo. 17:20-24. Em Ap. 19:1 diz: “Depois destas coisas ouvi o que era como a voz alta de uma grande multidão no céu.” (NM).  A lavagem cerebral da Torre de Vigia é tão poderosa que aqueles que estão sob as palavras dela podem olhar para preto e ver branco, se a Sociedade diz que é branco.

20. VIDA ETERNA NA TERRA: Em Mateus 24:35 afirma que Céus e terra passarão. Em João 14:2 diz que o Nosso lugar é no céu. Dizer que teremos uma vida eterna na Terra é limitar o poder de Deus e raciocinar o reino dos céus com nossas mentes naturais.

UMA MANEIRA DE PREPARAÇÃO NO COMBATE ÀS SEITAS

  1. Enchei-vos do Espírito – Ef. 5:18 – esteja continuamente sendo cheios do Espírito Santo. É Ele quem nos capacita para pregar o evangelho.

  1. Cresça no conhecimento da Palavra – II Tm. 2:15

  1. Dê testemunho do caráter de Cristo – II Pe. 1:3-11; Gl. 5:22

  1. Não debata. Seja amável. Jo. 13:35 – O amor é capaz de quebrantar um coração de pedra.

  1. Coloque-se no lugar da pessoa que está sendo enganada pelas seitas –  At. 17:16-34

  1. Faça o apelo para a salvação – Rm. 10:9-13

  1. Deus, através do Espírito Santo, é o único capaz de destruir as fortalezas que estão nas mentes das Testemunhas de Jeová – II Co. 10:4


Observações importantes:

Não se culpe no caso de uma Testemunha de Jeová recusar o evangelho de Cristo. Mas você deve ter o preparo espiritual e bíblico para falar do plano de salvação. Comece hoje mesmo a buscar a Deus e Seu Espírito.

Alguns textos relevantes:

I Tm. 4:1-6 – Fala sobre apostasia.
Rm. 16:17 – Desviar-se dos que são contra a doutrina de Cristo.
Ef. 4:14 – Inconstância doutrinária.
II Jo. 7-11 – Os falsos mestres.
Gl. 1:7, 8 – Outro evangelho a não ser de Cristo, seja amaldiçoado.


Considerações finais: Desejo de todo o meu coração que você leia cuidadosamente este estudo, prepare-se para o evangelismo e a defesa das doutrinas de Jesus. Crescer no conhecimento da Palavra nunca é demais. Procure o seu pastor em caso de dúvidas e busque a sabedoria divina para reter os ensinamentos verdadeiros do evangelho.

Que Deus te abençoe rica e abundantemente!

Luciano Deschamps




Legenda:
RA – versão da bíblia Revista e Atualizada
NM – Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (Bíblia usadas pelas TJ)
STV – Sociedade Torre de Vigia




MATERIAL UTILIZADO NO ESTUDO DAS AULAS E NA ELABORAÇÃO DESTE ESTUDO


Testemunhas de Jeová – Uma organização de falsos profetas –  Documentário em DVD
Fotodrama da criação – Vídeo com Charles Taze Russel
Revista A Sentinela – diversos exemplares
Bíblia Apologética
Seitas e heresias, um sinal dos tempos – Raimundo F. de Oliveira – 1987 - Livro
Seitas proféticas – Tácito da Gama Leite Filho – 1985 - Livro
As Testemunhas de Jeová – Refutadas versículo por versículo – David A. Reed - Livro
Prestai atenção a vós mesmos e a todo o rebanho – Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania–1991.
Milhões que agora vivem jamais morrerão – J.F. Rutherford – 1923 - Livro
A verdade que conduz à  vida eterna – 1965 - Livro
Nós fomos Testemunhas de Jeová – Folheto
http://watchtower.org/t/biblia - Versão online da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
Wikipédia – Enciclopédia livre

2 comentários:

  1. aqui prealece a verdade

    ResponderExcluir
  2. Reconhece que o nome de DEUS (único DEUS soberano e vivente) é JEOVÁ? Porque então não usam seu nome nas demais bíblias? porque alterar o nome de DEUS por títulos como (Senhor, Deus..etc..) se o próprio DEUS mostrou seu nome mais de 7.000 mil vezes? Pense!!!! Se queres ser amigo intimo de DEUS, faça como faz com seus filhos se os tiver, use seus nomes, ou sua esposa se tiver, chama-lhe pelo nome, ou até mesmo um animalzinho de estimação! será se se dirige a ele por cachorrinho sempre? ou gatinho sempre? A primeira coisa que fez, se os tem, deve ter sido dar-lhe um nome! portanto, DEUS tem um nome, e é JEOVÁ! e se queres ver a gloria de Jeová reflita porque tiraram o nome de DEUS das demais bíblias, se justamente disse...que os textos em hebraico e grego são integros em sua tradução, (nota: acho que esqueceram de traduzir nessa integridade toda que diz, a coisa mais importante!!!! o NOME de DEUS!!!) Reflita, e espero que sua inteligencia e apego pelas coisas se DEUS se tornem para ti LUZ! e Que o verdadeiro DEUS JEOVÁ lhe abençoe!

    ResponderExcluir